DA CRENÇA À REALIDADE


Ou “O poder infinito da mente”, poderia ser o titulo desse texto, visto o imenso poder de realização demonstrado pela mente humana.
Já vimos e ouvimos tantas vezes a frase “pensamento é poder”, e será que entendemos realmente o que isso significa?
Podemos pensar que, como por magia, pensamos algo e esse algo se realiza ou, pelo contrário, pensamento é poder é apenas uma frase de efeito, mas que não tem nenhuma fundamentação.
Sabemos que enxergamos o mundo ao nosso redor muito mais dependendo da forma como nós somos e nos enxergamos do que realmente da forma como o mundo ao nosso redor realmente é. E, as nossas atitudes diante das diversas situações que surgem no nosso cotidiano são totalmente influenciadas pela forma como enxergamos o mundo e as situações que surgem no nosso caminho, significando que as nossas atitudes são muito mais determinadas pela nossa visão de mundo e de nós mesmos do que pelas situações propriamente ditas.
Então, o que isso tem a ver com a frase “pensamento é poder”? TUDO.
As nossas ações mais determinantes e as nossas escolhas são geralmente impulsionadas pelas nossas emoções. As nossas emoções e sentimentos são produzidos pelos pensamentos que povoam a nossa mente. Logo, nossos pensamentos levam aos sentimentos e emoções, que disparam as nossas atitudes e, são as nossas atitudes que constroem o nosso caminho e o nosso mundo.
Dessa forma, o que acreditamos acaba tornando-se realidade pois, o que acreditamos é o que forma os nossos pensamentos, que geram as emoções e as atitudes, consequentemente os resultados.
Mas, não basta pensar em algo e esperar que esse algo se realize. É preciso acreditar nesse algo e, principalmente, saber que o que produz os resultados não são os pensamentos, mas as atitudes.
Quando não acreditamos em algo, toda dificuldade é vista como um obstáculo instransponível, mas, quando acreditamos que somos capazes, toda dificuldade é encarada com naturalidade e apenas como mais um desafio à ser enfrentado e vencido.
Daí que, aquilo em que acreditamos faz toda a diferença, e não falo de crença religiosa, mas na crença que temos das nossas próprias potencialidades e habilidades, e são essas crenças que tornam possível a realização dos nossos ideais, pois são elas que permitem e nos impulsionam à ação.
Então, é preciso que aprendamos a gerenciar os nossos pensamentos, sabendo que são eles o princípio de todas as nossas realizações e é preciso saber também que, mesmo sendo o pensamento a raiz de qualquer realização, é a ação que constrói a mudança.
Aprenda a conhecer os seus pensamentos e a direcioná-los para a construção das mudanças que deseja para a sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário