A AUTOGESTÃO EMOCIONAL E A VIDA QUE QUEREMOS CONSTRUIR

 
A autogestão é a forma como atuamos no mundo, como direcionamos as nossas atitudes, como reagimos às provocações do mundo ao nosso redor e como nos relacionamos com as pessoas.
Desenvolver a autogestão é buscar formas mais equilibradas e saudáveis de responder às exigências e provocações surgidas ao longo do caminho.
Os resultados que obtemos do mundo são diretamente proporcionais à qualidade das atitudes que temos com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Ou seja, recebemos como resposta exatamente aquilo que damos de nós mesmos.
Desenvolver a inteligência emocional implica em aprender a conhecer as próprias emoções, para assim poder gerenciá-las, aprendendo a ter atitudes mais equilibradas e mais assertivas diante dos desafios e adversidades, principalmente, diante da relação com o outro.
Somos seres emocionais e a emoção é determinada pela maneira como representamos a situação e pela avaliação que dela fazemos. E são exatamente as emoções que determinam as nossas respostas às situações.
A forma como respondemos às diversas exigências e provocações surgidas no nosso cotidiano são uma valiosa fonte de informação, que podemos fazer uso para conhecermos mais sobre nós mesmos.
Praticar o autoconhecimento é conhecer os próprios pensamentos, sentimentos, emoções e motivações. O conjunto desses fatores constrói a forma como enxergamos o mundo e as situações, construindo também a forma como iremos atuar no mundo e nessas situações.
Não escolhemos ser quem somos, uma vez que somos o resultado da nossa genética, da história da nossa família e das experiências de vida que tivemos, mas, se não podemos escolher quem somos, podemos escolher como somos. São as nossas atitudes que dizem quem somos, e, dessa forma, são elas que determinam o nosso caminho e a nossa história, determinando também a qualidade de vida que construímos.
A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, aprendida, praticada, quando buscamos aprender à cada momento, à cada situação, à cada problema enfrentado, se estamos abertos para o crescimento pessoal, partindo sempre do autoconhecimento, fazendo autoanálise, para encontrar razões para os sentimentos, que são as fontes geradoras dos comportamentos.
Praticamos a Inteligência Emocional quando procuramos reconhecer as nossas próprias emoções e procuramos compreender as razões delas, para que assim, possamos aprender mais sobre nós mesmos; quando aprendemos a lidar com as próprias emoções, adequando-as ao contexto e a situação, dominando os impulsos e transformando as emoções negativas em positivas; quando praticamos a automotivação, não dependendo de motivações externas para agir; quando aprendemos a reconhecer a emoção dos outros, sabendo se colocar no seu lugar; quando aprendemos a lidar com os relacionamentos, respeitando a individualidade, desejos e sentimentos de cada pessoa.
E para completar, é sempre bom lembra que “O que faz a diferença não é o que a vida ou os outros nos fazem, e sim, no que transformamos o que a vida ou os outros nos fazem.”

Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Especialista em Gestão de Pessoas
 


ONDE ESTÁ A SUA MOTIVAÇÃO?

Você sabe o que lhe impulsiona a superar os seus limites?
São os nossos pensamentos que constroem a nossa realidade. O nosso mundo é construído como resultado das nossas atitudes, e essas, as atitudes, são totalmente determinadas por nossos pensamentos.
Como seres humanos, somos seres simbólicos e emocionais, tendo as nossas atitudes influenciadas pelas emoções existentes a cada momento da nossa vida. Sempre que tomamos alguma decisão ou que agimos em alguma situação, foram as emoções existentes no momento que nos levaram a seguir esse ou aquele caminho.
Como as emoções fazem parte da nossa essência, é quase impossível que consigamos responder as provocações da vida e do mundo ao nosso redor, sem sermos influenciados por elas. Então , se não podemos nos livrarmos das emoções, já que somos seres emocionais, precisamos buscar formas de conhecer mais sobre as nossas emoções, para assim, podermos expressá-las de formas mais equilibradas.
E o que tem a ver emoção com motivação?
Ora, se somos regidos pelas emoções, então são elas que determinam a nossa motivação. Dessa forma, quanto mais soubermos sobre nós mesmos, quanto mais soubermos sobre as nossas emoções, melhor vamos expressá-las e melhor também vão ser as nossas atitudes.
Parece complicado não é? Mas a equação é simples!
Quanto mais procuramos praticar o autoconhecimento, buscando compreender o ser que somos, porque somos, porque sentimos – melhor compreendemos porque agimos, e assim, a partir desse conhecimento, teremos a oportunidade de mudar as nossas atitudes, mudando antes a forma de enxergar e de sentir a nós mesmos e o mundo ao nosso redor.
Como vimos no início, e constatamos isso na nossa realidade, são as nossas atitudes que constroem o nosso mundo, e, quanto mais equilibradas forem essas nossas atitudes melhores resultados obteremos.
Daí a importância de sabermos onde está a nossa motivação, o que nos leva a agir ou o que nos leva a não agir. E isso significa que, no fundo, a motivação sempre está em nós mesmos, que, quando agimos motivados por algo externo a nós, na verdade, apenas formos impulsionados por esse algo, mas a verdadeira motivação está dentro de nós mesmos.
É mais fácil apontarmos motivações externas como causadoras das nossas ações, pois, assim, transferimos para essas motivações a responsabilidade sobre nossos atos. Mas, se realmente desejamos construir ao nosso redor um mundo de alegrias e harmonia, precisamos assumir para nós mesmo a responsabilidade dessa construção.
Não busque fora de você as motivações necessárias para construir a sua vida. Você é o verdadeiro responsável pela sua história.
Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico
Psicanalista Organizacional
Administrador
Especialista em Gestão de Pessoas
Professor Universitário
Palestrante Motivacional e Comportamental

Veja também:

A competência emocional como diferencial na carreira profissional

 
http://gilsontavares.blogspot.com.br/p/blog-page_29.html