A SAÚDE EMOCIONAL E A QUALIDADE DE VIDA

 
A saúde emocional tem relação direta com a qualidade de vida, pois, a saúde emocional influencia totalmente as ações e atitudes, e são as ações e as atitudes que constroem a qualidade de vida.
Olhamos e cuidamos do corpo com frequência, mas esquecemos de olhar para a essência. Somos seres emocionais, e como tal, devemos cuidar também dos pensamentos, sentimentos e emoções.
Para a existência de um corpo saudável é necessário também a existência de uma mente saudável.
Ter saúde emocional é ter equilíbrio diante das situações impostas pela vida; é ter equilíbrio na busca de soluções para os problemas surgidos no caminho; é ter um roteiro para a existência; é responsabilizar-se pela própria vida.
Saúde emocional é também ter um estilo de vida saudável: preocupar-se com a saúde física, psíquica, emocional, afetiva, social, espiritual, familiar, profissional, etc. Não tem como dissociar as várias dimensões do viver – somos a soma das várias dimensões que fazem o ser, e precisamos está bem em todas essas dimensões para estarmos verdadeiramente em harmonia e termos de verdade uma vida de qualidade, traduzida em satisfação, realização e prazer em viver.
A saúde emocional implica em constante verificação nas várias dimensões do viver e em criar hábitos que contribuam para a criação e manutenção do equilíbrio saudável nessas dimensões, o que terá completa influência na qualidade de vida. Entre esses hábitos podemos citar: Lê bons livros, ouvir música, sair com amigos, dançar, aprender um instrumento musical, praticar trabalhos manuais, alimentação balanceada, sono reparador, etc.
Qualidade de vida é também cuidar da segurança emocional – evitar hábitos prejudiciais à saúde ou a integridade física e emocional; evitar situações de risco; adotar normas de segurança; cuidar da autoestima e da automotivação; criar ou manter um hoby; participar de momentos de lazer, rejeitar pensamentos negativos; ter um projeto de vida; estabelecer e manter relações saudáveis no âmbito familiar, afetivo, social, profissional, etc.
Algumas palavras são importantes para viver de forma mais saudável e com mais qualidade: Flexibilidade; Resiliência; Tranquilidade diante dos problemas; Leveza diante da vida; Perdão.
Ter qualidade de vida é cuidar da saúde emocional, pratique essa ideia.
Um abraço e até a próxima publicação.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário