Programa de Humanização Residência Multiprofissional Hospital Regional Dom Moura


Programa de Humanização Residência Multiprofissional Hospital Regional Dom Moura



 
RESIDENTES DO HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA PARTICIPAM DE PROGRAMA DE HUMANIZAÇÃO

Profissionais de diversas especialidades que fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura, referência como hospital de ensino, participam da vida do hospital, desenvolvendo ações de intervenção multidisciplinares nos diversos setores, e também participam, desde o ano de 2015, de um Programa de Humanização no Ambiente Profissional. Projeto vislumbrado pelas coordenadoras da Residência Multiprofissional, as enfermeiras Bruna Souza e Reila Leliana. 


O programa é composto de workshops com conteúdos comportamentais e do desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências comportamentais e emocionais que favoreçam o desempenho das funções profissionais e também na forma de agir na vida e no mundo, fazendo a diferença nos lugares onde atuem.

Sendo realizado um workshop por mês, sempre com temas e abordagens diferentes, este programa está em funcionamento desde o início de 2015. Tem a idealização e criação do Especialista em Gestão de Pessoas Gilson Tavares, que também é Psicanalista Clínico e Organizacional. Sendo também o ministrante dos módulos que compõem o programa.

Os temas trabalhados sempre representam os momentos vividos pelos residentes, facilitando o envolvimento e a reflexão nos momentos dos workshops e além destes, auxiliando na melhoria das relações com a equipe e com os profissionais do HRDM, segundo depoimentos de residentes participantes do projeto.

Apresentação do programa:

            O Programa de Humanização na Residência Multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura é composto de 20 workshops com conteúdos comportamentais e do desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

Objetivo Geral
Contribuir para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, a partir do desenvolvimento de competências comportamentais e emocionais que favoreçam o desempenho das suas funções profissionais e também a sua forma de agir na vida e no mundo em que vive.

1.1         Objetivos específicos
Promover o autoconhecimento e a autoavaliação;
Favorecer o desenvolvimento de competências comportamentais e emocionais;
Contribuir para a descoberta e desenvolvimento de habilidades e potencialidades;
Contribuir para o fortalecimento da autoestima e da automotivação;
Contribuir para a mudança de hábitos e atitudes que promovam a qualidade de vida;
Contribuir para a formação de profissionais que façam a diferença.

2.    Justificativa
O mundo é feito de pessoas e são elas que constroem o mundo. Alguma mudança no mundo ou em alguma realidade precisa antes passar pela mudança nas pessoas, começando por mudar o seu jeito de pensar, de enxergar e de agir no mundo.
3.    Metodologia
Realização de um Workshop por mês.
            Acompanhamento semanal - Programa de Desenvolvimento Pessoal
                                                            Para os que desejarem.
Público alvo
Residentes R1 e R2.


Local de realização
Sala de aula da Residência Multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura.


CIÊNCIAS E DISCIPLINAS QUE EMBASAM OS CONTEÚDOS ABORDADOS:
Gestão de Pessoas
Administração
Técnicas de Negociação
Psicanálise
Neurociências
Programação Neurolinguística-PNL
Gestão de Projetos
Ferramentas Coaching
Filosofia/Sociologia


Apresentação do programa


Depoimento de residente


Dramatização do tema Humanização no Ambiente Hospitalar




ALGUNS MOMENTOS REGISTRADOS:







































PROGRAMAÇÃO:

TEMAS: R1
MÓDULO I:     A Interação como fator de Integração
MÓDULO II:    Equipe – Talentos em ação
MÓDULO III:   Desafios, Superações e a Automotivação no Ambiente Profissional
MÓDULO IV:   Relação Humana e Qualidade de Vida no Trabalho
MÓDULO V:    Inteligência Emocional no Ambiente Profissional
MÓDULO VI:   Relações Interpessoais no Ambiente Profissional
MÓDULO VII:  Autoliderança e Automotivação
MÓDULO VIII: Gestão de Conflitos e Negociação
MÓDULO IX:  Aprender a Ser para Aprender a Fazer
MÓDULO X:  Inteligência Emocional, Empregabilidade e Carreira Profissional

 
TEMAS: R2

MÓDULO I: Gestão do Estresse no Ambiente Profissional

MÓDULO II: Postura e Ética Profissional

  

TEMAS R1 e R2

MÓDULO I:  Construindo e Realizando Metas e Objetivos

MÓDULO II: O Adoecer, a Saúde Emocional e a Qualidade de Vida


 GILSON TAVARES
Psicanalista Clínico e Organizacional
Administrador, Especialista em Gestão de Pessoas
Professor universitário -Consultor em Gestão Comportamental
 
Formação em psicanálise pela Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco;
Formação em Ferramentas Coach pela FAMA - Escola Superior de Marketing;
Certificação Internacional em Gestão de Projetos PMD Pro pela LINGOS-Learning In NGOs/GEPAL – Gestão de Projetos para América Latina;
Licenciatura em Ciências Biológicas pela UPE, com estudos em biologia evolutiva e neurociência do comportamento;
Bacharelando em Administração pela UNOPAR;
Especialização em MBA Gestão de Pessoas pela UNOPAR ;
Formação em Hipnose Clínica pela Sociedade Brasileira de Hipnoterapia;
Criador do Projeto Reinventar-se – www.reinventar-se.blogspot.com;
Colunista do Jornal Cidade -  Coluna “Encontro com a Psicanálise”;
Artigos publicados em vários sites especializados, entre eles – www.administradores.com  e www.rhportal.com;
Diretor Superintendente da Associação dos Administradores de Pernambuco - AAPE
Perito Judicial
Vários cursos ministrados pelo SEBRAE, inclusive o EMPRETEC, o mais completo produto do mercado na área de gestão administrativa.
Formação em prevenção ao uso de álcool e outras drogas pela Secretaria Nacional Anti-drogas em parceria com a Universidade Federal de São Paulo;
FILOSOFIA – Fundação Getúlio Vargas – EAD (extensão)
CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Fundação Getúlio Vargas – EAD (extensão)
METODOLOGIA DA PESQUISA – Fundação Getúlio Vargas – EAD (extensão) 
Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação (TI) – M


Nenhum comentário:

Postar um comentário