PSICANÁLISE NA GESTÃO DE PESSOAS


As pessoas constituem o principal ativo da organização. Esse é o principal paradigma adotado pelas organizações que pretendam não apenas se manterem no mercado, mas crescer, prosperar e tornar-se referência na sua área de atuação.
            As organizações dependem direta e totalmente de seus colaboradores para poderem cumprir com a sua missão, rumo à construção da sua visão organizacional e, principalmente, na preservação e introjeção dos seus valores.
            Encontrar formas de transformar as pessoas não apenas em colaboradores engajados com a razão de ser da organização, mas em parceiros, que encontrem razões para serem e fazerem uma única equipe, com um único objetivo, deve ser um desafio constante dos gestores que pretendam construir um ambiente laboral onde haja harmonia e colaboração.
            Na busca constante desse clima organizacional que promova o bem-estar no ambiente laboral, talvez, uma das ações mais acertadas que o gestor possa encontrar, seja proporcionar momentos e situações que ofereçam a oportunidade para que seus colaboradores possam descobrir e desenvolver os seus potenciais, a partir de um mais aprofundado autoconhecimento, o que, consequentemente, trará como resultados positivos, uma maior realização e satisfação, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.
Promover uma mudança de cultura numa organização não deve ser algo que seja feito para os funcionários, e sim, que seja feito com os funcionários.
De acordo com Peter Senge, autor do livro “A quinta disciplina”, as organizações devem ser capazes de mudar, de adquirir conhecimento e utilizar informações para se adaptar às novas circunstâncias, e para isso, devem preparar seus empregados para se adaptarem à essas mudanças. Segundo ele, somente se implementam mudanças em uma organização quando as pessoas estão dispostas a mudarem ou até mesmo a conduzirem os processos de mudança. Do contrário, as mudanças ficarão apenas na teoria.
Buscando atender à essas necessidades é que foram desenvolvidos várias palestras, workshops, mini-cursos e um Programa de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, com o objetivo de proporcionar oportunidade para o autoconhecimento, a descoberta e desenvolvimento de competências e habilidades e, principalmente, visando o crescimento pessoal e profissional, o que, consequentemente, trará benefícios para a qualidade de vida e para a melhoria e produtividade no ambiente organizacional.

“O melhor negócio de uma organização ainda se chama gente, e ver gente integrada na organização como matéria-prima principal também é lucro, além de ser um fator primordial na geração de resultados” (Romão, 2002).



PSICANÁLISE CLÍNICA
Atendimento psicanalítico, atuando não só nos porões do inconsciente, garimpando as causas das angústias humanas, mas também nos distúrbios psicossomáticos, nas dependências químicas, nas psicopatologias e nos distúrbios de comportamento.
Psicopatologias (depressão, TOC, síndrome do pânico, transtorno bipolar, etc.);

A psicanálise pode lhe ajudar a se conhecer melhor, a lidar melhor com seus conflitos, a conviver melhor com as pessoas do seu convívio e a ter uma vida mais satisfatória e feliz.

CONSULTORIA COMPORTAMENTAL

Tem como objetivo incentivar e promover o crescimento pessoal e profissional da equipe, contando com atendimento psicanalítico, acompanhamento individual; coaching, auxiliando na elaboração e aplicação de metas, pessoal e profissional; palestras com conteúdo do desenvolvimento humano e trabalhos em grupo, promovendo a humanização e harmonização do ambiente laboral.

Metodologia utilizada na aplicação da consultoria comportamental:
Palestras interativas, com temas motivacionais, comportamentais e de formação humana;
Atendimento psicanalítico individual;
Acompanhamento e orientação na construção de metas coletivas e individuais;
Apoio ao crescimento pessoal continuado;
Encontros periódicos de reflexão coletiva;
Melhoria da qualidade das relações interpessoais entre os membros da equipe;
Administração de conflitos e o crescimento pessoal;
Desenvolvimento de competências e atitudes;
Promoção do auto-desenvolvimento;


DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Sessões de psicanálise, onde investigamos as razões das dificuldades encontradas  para o enfrentamento das adversidades pessoais e profissionais, e sessões com aplicação de ferramentas do coaching, onde fazemos um diagnóstico do contexto pessoal e profissional, fazendo um mapeamento da situação atual, e criando e implementando metas e objetivos para atingir a situação desejada, sempre procurando encontrar os melhores caminhos e recursos, internos e materiais, necessários para a construção da situação desejada.